23 de junho de 2012

Zeloso, vingador e cheio de ira

O SENHOR é Deus zeloso e vingador, o SENHOR é vingador e cheio de ira; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos. Naum 1.2

Alguém que é zeloso também é cuidadoso e diligente, conforme encontramos tais significados no dicionário. 

Procure o zelador da escola, o zelador do prédio e então saberá que ele é o responsável por manter o ambiente em bom estado. Deus é zeloso, Ele é bom, Ele cuida do seu povo, Ele está constantemente observando-o em toda situação e em toda e qualquer direção que possam ir. Mais adiante, vemos no versículo o Deus que a humanidade chama de bom a todo momento sendo chamado de vingador! Oh! Deus!

O problema da humanidade está em achar que Deus é aquele gênio da lâmpada de Aladim que diz: Sim! Meu senhor! Podes pedir o que quiseres e eu to atenderei! E outra mais é achar que todos podem viver na algazarra do pecado e porque se acham filhos de Deus podem pintar o 7, fazendo tudo quanto lhe desagrada e mesmo assim Deus sempre passará a mão em suas cabecinhas.  A humanidade vive obscurecida pelos seus próprios pecados e com isso não quer que Deus a repreenda e que lance alguns na perdição eterna, mas mesmo não querendo, muitos serão lançados sim, pois a Deus pertence todo o poder e Ele já tem reservado os que viverão sempre para Ele mesmo.

A ira de Deus existe e a cada dia aumenta contra toda a impiedade que assola a terra e consequentemente se ira contra aqueles que não lhe obedecem! Olhe ao seu redor o quanto de coisas abomináveis tem sido realizadas nesta terra, o quão podre são as muitas atitudes dos seres humanos! Você acha que está no paraíso, acha que está sob a ira ou sob a graça de Deus?

Quanto a atitude de vingar-mo-nos uns para com os outros, Paulo diz o seguinte em Romanos 12.19: Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu a recompensarei, diz o Senhor. Logo, não pertence a nenhum homem vingar-se de outrem, pois somente o Senhor pode o fazer.

Não há nenhum contraste em Deus, Ele não muda, Ele é sempre santo e bom, apesar de irar-se e permitir que coisas más aconteçam, Ele permanece verdadeiro e integro.

O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. Naum 1.3

Quem tarda, demora. Aquela conversa de: Deus tarda, mas não falha é invenção humana. Ele não tarda, apenas tem o seu próprio tempo para agir como lhe apraz. Quando a ira de Deus é liberada, quem a pode suportar? Lembrai-vos do que havia no cálice que Cristo bebeu: a ira de Deus! Por quem? Pelos pecadores. Muitos foram redimidos pelo seu sangue (de Cristo), mas outros permaneceram e ainda permanecem embaixo dessa ira, porquanto vivem na escuridão.

Apesar de tamanha ira: O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam. Naum 1.7

Sempre bom é o SENHOR dos Exércitos e Nele podemos nos refugiar, pois é Ele quem nos consola, quem nos acolhe nos tempos da adversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alex Salustino

Alex Salustino
Cristão resgatado pelo precioso sangue de Cristo! Bibliotecário, blogueiro, músico, fotografo amador, graduando em marketing, proprietário da Alex Artes Gráficas. Sou o responsável por administrar o Pregando o Evangelho. Deus te abençoe!