17 de julho de 2012

Hora de vigiar, pois eis que vem como o ladrão de noite


Texto base: 1 Tessalonicenses capítulo 5

Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia dos Senhor vem como ladão de noite. Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão. (1 Tessalonicenses 5.1-3)

E assim se sucederá! Paulo já dizia ao povo de Tessalônica como se dará a vinda do Senhor. Uma linguagem utilizada para tratar da surpresa da vinda de Cristo é o ladrão quando vem roubar a casa durante a noite. Isso porque é de surpresa, ou será que alguém espera que o ladrão venha roubar a sua residência, ele manda um sms informando que vem furtar ou uma mensagem no facebook?

Questão é que há um descrédito por parte do povo quanto a vinda de Jesus. O povo está curtindo a vida, o momento agora é de aproveitar, pois depois que morre pronto, já era! E vale a pena concordar e dizer que realmente, depois que morreu pronto, já era, mas o pior é que sem Cristo será perdição eterna, daí então talvez essa frase fosse pronunciada com um pouco mais de reflexão e também com uma certa dor interior.

Os homens de Deus estão espalhados por todo o mundo, Deus está a todo momento dizendo aos homens: Arrependei-vos, pois é chegado o Reino dos céus, mas a sociedade está dizendo: E eu lá quero saber de Jesus, tenho meus ídolos de madeira, de prata, de outro, de carne (celebridades), minhas finanças, o que é que eu quero mais?

Sociedade corrupta e carnal é esta! O povo dá crédito a imagens de escultura e "santos" feitos por mãos de homens, mas não tem parado para refletir sobre quem é Jesus Cristo, o Santo, o Justo, o Senhor, o Salvador. Mas saiba de uma coisa: Ele virá nas nuvens para buscar aqueles que não se contaminaram com a imundícia desta vida e então os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro e depois os que ficarem vivos (servos autênticos do Senhor) subirão ao seu encontro nos ares para estarem com o Senhor para sempre. (1 Tessalonicenses 4.16, 17)

Daí então, Paulo continua exortando ao povo dizendo: Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios. (V. 6). Já que o mundo está despercebido quanto a vinda de Cristo, ao povo de Deus está designada a responsabilidade de estar alerta e em vigilância constante quanto a vinda do Senhor.

Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer duramos, vivamos em união com ele. (V. 8-10)

Pois bem! Talvez você reflita tanto quanto a uma série de bobagens durante o dia não é mesmo? Talvez um texto de propostas de um candidato nesta época de eleição que vem se aproximando, pareça ser mais importante do que refletir sobre a vinda de Jesus! Talvez pra você meu jovem ou minha jovem seja mais importante comprar o ingresso para o louva gospel de João Pessoa ao nordeste inteiro do que refletir sobre a vinda de Jesus! Talvez você ainda esteja com o desejo de participar daquela procissão, carregando uma imagem de escultura, condenada pelo próprio Deus (pois é idolatria), ao invés de refletir sobre a vinda de Cristo!

Saiba de uma coisa: A sua vinda será repentina e não vai haverá terceira vinda, quarta ou dezenas de vindas! Agora Ele (Cristo) vem para levar os que o Pai chamou, antes mesmo da fundação do mundo. São todos salvos? São todos filhos? Estão todos em vigilância? Estão todos purificando-se na santidade ao Senhor? Ponhamos o nosso rosto do pó! Reflitamos!

Um comentário:

  1. Eis que vem sem demora, devemos nos preparar. Viver cada dia como se fosse o último. Viver, como se Jesus voltasse agora, neste exato momento.
    Vigilância, é assim que devemos nos manter, em constante vigilãncia!

    ResponderExcluir

Alex Salustino

Alex Salustino
Cristão resgatado pelo precioso sangue de Cristo! Bibliotecário, blogueiro, músico, fotografo amador, graduando em marketing, proprietário da Alex Artes Gráficas. Sou o responsável por administrar o Pregando o Evangelho. Deus te abençoe!