23 de outubro de 2012

Ele só é Deus de perto e não de longe

Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? (Jeremias 23.23)

Algumas vezes já comentei algo sobre os "louvores" que andam surgindo por aí. As igrejas tem entoado cânticos a Deus, mas não buscam estudar sobre eles, de quem procedem, o que realmente demonstram e fundamental e importante é conhecer as suas letras.

Não torno atrás em dizer que nem tudo é louvor, pois muitas vezes, muitos de nós estamos encantados com as vozes e o instrumental destes ditos "ministérios de louvor", que esquecemos das letras e daí cantamos cada tipo de coisa que Deus não está aprovando coisa nenhuma.

As canções de hoje em dia são (como sempre comento e não é novidade para ninguém): Eu profetizo, eu quero, faz um milagre..., etc. Pouco se ver nas canções: Glórias sejam dadas ao Rei! Tu és o Rei Senhor Jesus, tu vive e reina para todo o sempre, nós quase não vemos essas letras e se vemos, a grande maioria de nós diz: Estes louvores estão obsoletos, mas deveríamos perceber que em termos de composições mais embasadas na Palavra de Deus e dedicadas na adoração a Ele, vem dos tempos antigos. Não quero dizer que todas as canções de hoje em dia são feitas de maneira relaxada, não é isso, mas ao menos no meio de 10, apenas 1 é um louvor.

Lendo a Palavra do Senhor certo dia, vi o versículo que inicia esta postagem: Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? (Jeremias 23.23). Lembro que de vez em quando ministrávamos uma canção de determinado grupo de louvor que diz: 

És Deus de perto e não de longe, 
Nunca mudaste, Tu és fiel...

Então comentei isto com o grupo de louvor do qual faço parte e uma das integrantes também comentou a respeito dessa passagem na Bíblia e do que há na canção. Novamente me deparei com a passagem bíblica no livro de Jeremias, no capítulo 23. Este capítulo fala sobre a profecia contra os maus pastores, a profecia sobre o Renovo de Davi e por fim, contra os falsos profetas.

Não há nada que possa impedir o agir de Deus. Para Ele, distância não é problema, Seu poder transpõe dificuldades aparentemente irreversíveis. Quantas situações drásticas não contemplamos na Bíblia? Mas o Senhor sempre agiu conforme a sua vontade e o seu poder e modificou o que estava corrompido para a Glória do Seu Santo Nome. Assim como na lei do Senhor, que diz que aquele que tropeça num único ponto, fraquejou nela por completo, acredito que assim é nos louvores também: Uma palavra, uma frase que esteja em desacordo com as Sagradas Escrituras, não serve para ser entoado e nem tampouco serve para a edificação de ninguém.

"Que Deus tenha misericórdia de nós e que não venhamos a cantar qualquer coisa para Ele."


Referência

Bíblia de Estudo de Genebra. 2. ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil; São Paulo: Cultura Cristã, 2009.

5 comentários:

  1. Graça e paz irmão, se o senhor está se referindo ao louvor que fala “És Deus de perto e não de longe”´, analisando este trecho da música de maneira isolada, até pode parecer conflitante com Jr 23.23, mas se analisarmos no contexto de toda a canção veremos que isto não ocorre. é preciso ser coerente e interpretá-la à luz do contexto da composição. Este afirma que Deus está perto, no sentido de ouvir, atender aqueles que o buscam. Nesse caso, há sim base na Bíblia para essa afirmação, haja vista a própria Palavra de Deus dizer: “Perto está o Senhor de todos os que o invocam” (Sl 145.18). Leia também Isaías 55.6 e Salmos 119.151.
    Saudações
    jeschercosta@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor meu irmão! Agradeço a sua colaboração. Deus o projeta.

      Excluir
    2. Olá Joel. Só pra completar sua explanação veja esse link onde o autor diz a mesma coisa que você diz aí. Abraços e fique com Deus, vc e o irmão Alex Salustino também.

      Excluir
    3. http://cirozibordi.blogspot.com.br/2007/07/anlise-bblica-de-canes-evanglicas-3.html

      Excluir
    4. a paz do Senhor ,irmão concordo com irmão que falou sobre o louvor ,nois temos que intender que há hino que não meciona o nome de jesus ,existi tambem uma boa quantidade de irmãos na casa do Senhor que não tem conhecimento profundo,os dois verciculo citado fala de oração ,Deus é onipresente ,ele abita nos céus dos céus e mesmo assim isso impedi de ele agir.muita gente esta criando musicas sem busca primeio o Senhor.

      Excluir

Alex Salustino

Alex Salustino
Cristão resgatado pelo precioso sangue de Cristo! Bibliotecário, blogueiro, músico, fotografo amador, graduando em marketing, proprietário da Alex Artes Gráficas. Sou o responsável por administrar o Pregando o Evangelho. Deus te abençoe!