2 de novembro de 2012

Seu desobediente


Textos básicos: Filipenses 2.5-8; 4.8 e Gênesis 12.4a

Sabe leitor! Obedecer não é algo tão fácil. Concorda comigo? Talvez você concorde comigo ou não, mas isto que estou abordando não diz respeito somente a uma parte, ou faixa etária de pessoas, não, isso é para todos.

Vivemos num mundo que possui leis e regras a serem cumpridas. Leis judiciais, eleitorais etc. Qual a finalidade destas? Certamente é manter o respeito e a ordem das coisas. Um exemplo de obediência: pais e filhos. Não se vanglorie pelo motivo da ordem dos nomes estar invertida, pois fica e deve estar claro que os filhos devem obedecer a seus pais.

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. Filipenses 4.8

Paulo aqui mostra um exemplo de obediência, ou melhor: exemplos, que devem ser aplicados à vida de cada ser humano e que são a resposta certa para a paz de Deus.

No que é que nós temos pensado tanto? Nossas mentes estão inchadas e sobrecarregadas de tanto lixo carnal que não estamos nem um pouco interessados em pensar nas coisas que glorificam ao Senhor.

O Senhor deixou a sua Santa Palavra para que os seus servos, a sua igreja a observasse, pois ela é a lei do Senhor! Ai daquele que não a obedece, que não atenta para ela e dela faz descaso. Para grande parte do povo é mais preferível dá ouvidos a uma série de futilidades do que observar a Palavra de Deus e pô-la em prática. Hoje é mais preferível obedecer mais a homens que ao próprio Deus. Entendamos que as autoridades existem por permissão de Deus, mas nem tudo que elas intentam e decretam agrada ao Senhor.

Sempre que rejeitamos obedecer a Deus nos constituímos insolentes, rebeldes e então recebemos as consequências das nossas rebeliões.

Você que faz parte de alguma igreja, quando o pastor lhe exorta, lhe repreende, o que você faz? Maquina diversos tipos de vingança no coração ou aceita e procura lhe obedecer?

É triste ver uma população de “crentes” desobedientes nos próprios lares e na igreja. Jovens tagarelas, conversando nos cultos, talvez curtindo postagens no facebook e que não leem Bíblia, mas estão curtindo frases de forrozeiros que só falam mais o que não edifica.

Obedecer a Deus não é ir a show gospel, pois geralmente é só bagunça, movimento e praticamente nada de Deus. Há um enorme deleite em pular, fazer rodinhas, como é o caso de muitos em shows de rock gospel, mas no fim, aquilo só foi encenação e isso não comove o coração de Deus.

Como se chega ao culto na Casa de Deus? Atualmente de uma maneira qualquer, como se Deus e ninguém fossem a mesma coisa. Se faz tanto descaso do local no qual se está que não há mais a oração ao adentrar o templo, prostrar os joelhos e dizer: Senhor! Louvado sejas porque és Rei, és Senhor, és Perfeito! Obrigado por me permitires vir a tua Casa para te adorar, para te buscar..., isso tem sido esquecido, porque logo em que se chega a Casa do Senhor, tem de conversar com os irmãos sobre diversos assuntos (na grande maioria: fúteis), arrumar toda as coisas, para depois nem sequer sobrar tempo para tal ação maravilhosa.

Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, ... (Gênesis 12.4a).

Este também é um dos exemplos de obediência relatado na Palavra de Deus. Abrão que veio a tornar-se mais adiante Abraão cumpriu aquilo que Deus lhe ordenada fazer. Imaginemo-nos saindo da nossa terra, de nossa parentela para uma terra que o Senhor nos mostrasse! Parece loucura? Mas diz nos versículo 4 do capítulo 12 de Gênesis que Abrão partiu..., como lho ordenara o SENHOR..., ele não hesitou, não pôs o empecilho do sono que afeta muitos que dizem não poderem ir aos cultos doutrinários, aos cultos de oração e etc. Para que Abrão viesse a tornar-se uma grande nação, teria de submeter-se a ordem de Deus.

É muito triste como muitos de nós tratamos Deus. Muitas vezes o tratamos pior do que um cão, pois o cão é bem tratado por muitos que compram shampoo de boa qualidade, compram ração. Não quero dizer com isso que o Senhor tem de ser tratado como um animal, mas qual a primazia que Ele (o Senhor) tem tido em nossas vidas? Onde está o seu primeiro lugar em nossas vidas?

Ao invés de obedecermos queremos Deus como nosso garçom, que Ele nos sirva em todo tempo, nos trazendo pratos deliciosos que satisfaçam nosso apetite por uma série de coisas do nosso próprio interesse.

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz. Filipenses 2.5-8

E eis aqui o melhor exemplo de obediência! Isso é humilhar-se! Jesus, sendo Soberano, dono de toda Glória, cheio de Majestade, veio em forma humana sentir a dor causada pelo pecado da humanidade caída. Sendo Deus, se gastou totalmente ao se tornar um homem. Quando Ele se esvaziou não quer dizer que Ele se esvaziou de seus atributos divinos. Eis aí também a obediência incondicional e a suprema expressão dessa obediência aconteceu na sua morte, quando Ele sofreu a morte mais vergonhosa e dolorosa que á a morte de cruz.

Nós não olhamos para Cristo como Ele merece. Estamos cheios de coisas carnais e ainda dizemos: Eu te amo Jesus! Essas declarações não devem ser apenas expressadas em palavras, mas com verdade. Ao invés de usarmos da nossa gratidão para com o Senhor, temos feito tudo remendado, tudo imperfeito e dizemos: Olha a minha oferta Jesus, é para ti.

Ministrar louvores, dançar uma coreografia, apresentar uma peça, tudo isso se for feito para a Glória de Deus, com perfeição e em santidade, tudo bem, mas se não, de nada servem. Que o Senhor tenha misericórdia de nós.


Referência

Bíblia de Estudo de Genebra. 2. ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblia do Brasil; São Paulo: Cultura Cristã, 2009.
1984p.; 24cm.

Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri – SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2008. 1664p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alex Salustino

Alex Salustino
Cristão resgatado pelo precioso sangue de Cristo! Bibliotecário, blogueiro, músico, fotografo amador, graduando em marketing, proprietário da Alex Artes Gráficas. Sou o responsável por administrar o Pregando o Evangelho. Deus te abençoe!